Existem certas “manias” que são, no mínimo, bizarras. A Psicologia vem há anos classificando esses estranhos hábitos e nós separamos doze das mais bisonhas. Confira:
1.
Dacnomania: obsessão em morder alguém ou a si próprio
A dacnomania é basicamente uma obsessão impulsiva de certos psicopatas de morderem os indivíduos e objetos ao redor. É considerada maníaca e pode piorar se não tratada adequadamente.
2.
Onomatomania: desejo irresistível de repetir certas palavras
É uma obsessão com certas palavras e a repetida intrusão delas na mente.
3.
Clinomania: desejo excessivo de ficar na cama
Não há nada de errado em querer ficar um pouco a mais na cama, principalmente em dias frios e chuvosos de inverno. Para o clinomaníaco, o desejo de ficar na cama é irresistível e pode persistir por dias sem fim, ainda mais quando está chovendo ou nevando. Clinomania vem do grego e significa obsessão com dormir. Em outras palavras, é o amor pela cama, travesseiros e cobertores.
4.
Enosimania: acreditar constantemente que pecou
Definida como a compulsão por pensar que cometeu um pecado ou erro imperdoável, é conhecida por uma variedade de nomes: enissofobia, enosiofobia, medo de ter cometido um pecado imperdoável, e medo de críticas são os mais comuns. Sintomas normalmente incluem perda de fôlego, respiração acelerada, batimentos irregulares, suor, náusea, e sentimentos de temor.
5.
Ablutomania: mania de se lavar
Já notou como alguns amigos lavam as mãos com frequência? Bem, não há nada de errado em lavar as mãos após sair ou ir ao banheiro, mas se ele lava as mãos mesmo depois de pequenos intervalos em um ambiente ou depois de tocar algo, é motivo para se preocupar, pois pode ser ablutomania. A ablutomania é uma obsessão pela lavagem de mãos ligada com a ideia fixa de infecções ou de se sujar. Normalmente essa doença acompanha outras desordens mentais sérias e raramente se manifesta sozinha. Infelizmente essa doença é característica de crianças, especialmente de esquizofrenia infantil. O mesmo é verdade sobre esquizofrenia adulta, embora raramente se reflita.
6.
Doromania: obsessão por presentes
Muitas pessoas gostam de presentear os outros. E a maioria das pessoas ficaria feliz com tal obsessão. Afinal, dar presentes é uma boa ação pois as pessoas sentem prazer em dar presentes aos outros, enquanto a maioria das pessoas prefere recebê-los. Mas Às vezes dar presentes pode tornar-se uma obsessão. Doromania é o desejo ou preocupação irracional com isso, quando se torna uma obsessão escolher e dar presentes não com um bom propósito ou porque a pessoa é muito gentil. As razões são muito mais complexas.
7.
Chinelin: desejo incontrolável de manter chinelos emparelhados
Uma das manias mais estranhas é o Chinelin. Com poucos casos, foi registrado um no Tocantins (Brasil). É a mania de manter o par de alparcatas em sincronia antes de irmos dormir. Desde então, podemos assemelhar com a compulsão de algumas pessoas em ter o ambiente na qual ela está inserida em perfeita ordem. Os motivos científicos para tal atitude ainda não foram estudados.
8.
Roer as unhas: Esse habito é um dos mais comuns que afetam as pessoas , más também é um dos mais perigoso pois essa mania pode lhe custar muito caro já pensou perder a mão por culpa de uma infecção causada por fungos e bactérias , isso mesmo quando roemos as umas estamos sujeitos a infecções tanto nas mãos, como na boca, estomago e outros.
Especialistas explicam que o habito pode se iniciar na pessoa ainda criança e acompanha-lo até a vida adulta em crianças a mania aparece a partir dos quatro anos já nos adolescentes assim que eles começam a passar por fases de estresse , ansiedade etc começam a aparecer.
Confira mais 10 manias bizarras clicando aqui